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Custo
Acessível
Qualidade da
Formação
Serviços de Suporte Administrativo e Informática

Carga horária
50 horas,
distribuídas em 6 Módulos.

Descrição
A organização das tarefas administrativas e o apoio à gestão são processos cruciais no desenvolvimento e sucesso de todas as instituições; uma coordenação eficaz entre os diferentes departamentos e respetivos colaboradores, de modo a se atingirem os respetivos objectivos globais da organização, é uma função do gestor, tarefa para a qual se apoia no profissional de Secretariado, quer para a alocação e organização de recursos, quer para o diálogo com todos os intervenientes no processo.

Cabe ao profissional de secretariado definir, implementar e gerir uma estrutura administrativa eficaz e funcional, nomeadamente no âmbito da qualidade dos processos de tomada de decisão, de gestão da informação, de comunicação e de imagem organizacional.

Objectivos
No final do Curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir o Secretariado como ciência, a sua divisão em serviços e funções;
  • Identificar e demonstrar as qualidades Profissionais e Morais requeridas em Secretariado;
  • Exercer com zelo e dedicação a profissão em conformidade ao Código de Ética Profissional;
  • Reconhecer o papel do Secretariado como instrumento de apoio a Gestão eficiente nas organizações;
  • Realizar eficazmente, todas as tarefas inerentes à função de secretariado.

Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais interessados em desenvolver actividade profissional na área.

Conteúdo Programático
Modulo 1: Organização Administrativa

1.1 Definição de Secretariado;
1.2  Tipos de Secretariado;
1.3  Funções Do Secretariado;
1.4 Tipos de Secretárias nos Serviços;
1.5  Qualidades Profissionais e Morais requeridas em Secretariado;
1.6 Código de Ética Profissional;
1.7 Comportamento / Apresentação.

Modulo 2: Organização e Gestão de tarefas

2.1 Técnicas Utilizadas Em Secretariado
2.2 Tarefas Específicas do Secretariado
2.4 Administração do Tempo
2.4 Técnicas de Comunicação
2.5 Falar ao Telefone

Modulo 3: Arquivo

3.1 O documento na empresa
3.2 Arquivo

Modulo 4: Relações Públicas e Protocolo

4.1 Definição e Características
4.2 As Relações Públicas Internas
4.3 As Relações Públicas Externas
4.4 As Relações com a Imprensa
4.5 Programa de Relações Públicas
4.6 Código Europeu Deontológico do Profissional de Relações Públicas

MÓDULO 5: Correspondência

5.1 Correspondência e a sua importância na empresa
5.2 Correspondência oficial
5.3 Correspondência Comercial

MÓDULO 6: Organização de evento e Normas protocolares

6.1 A planificação;
6.2 As 5 questões da organização;
6.3 Tipos de evento: algumas definições;
6.4 O programa do evento.

Carga horária
30 horas
, distribuídas em 3 Sessões.

Descrição
O curso de Assessoria de Direcção, visa capacitar os profissionais ou futuros profissionais com competências para efectuar, de forma autónoma ou sob orientação procedimentos técnico administrativos, necessários ao bom funcionamento das empresas.

Objectivos
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de:

  • Prestar eficazmente, assessoria às direcções de empresas ou instituições;
  • Executar todas as tarefas inerentes a função de Assessoria de Direcção de forma correcta.

Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais interessados em desenvolver actividade profissional na área.

Conteúdo Programático
Sessão 1: Comportamento Organizacional

  • Estrutura e comunicação organizacional;
  • Redacção de correspondência comercial;
  • Motivação;
  • Satisfação no Local de Trabalho;
  • Stress Ocupacional;
  • Clima e Cultura Organizacionais;
  • Tomada de Decisão;
  • Inovação.

Sessão 2: Estrutura documental

  • Fundamentos de Gestão de Recurso Humanos;
  • Contrato de trabalho;
  • Categoria;
  • Função;
  • Remuneração;
  • Estatuto;
  • Licenças.

Sessão 3: Competências complementares

  • Domínio da Legislação Laboral;
  • Elaboração de Planos de Férias e Notas de Ocorrência;
  • Processamento de Salários;
  • Técnicas de Acolhimento e Integração de Colaboradores na Organização;
  • Resolução de Problemas em Grupos de Trabalho.

Carga Horária
30 horas
, distribuídas em 5 Módulos

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir administração;
  • Identificar os tipos de administração;
  • Aprimorar as práticas administrativas, que permitam e facilitem a organização e cumprimentos das suas funções;
  • Desenvolver um plano e administrar a sua carreira no sentido de atingir metas profissionais e conquistar mais qualidade de vida;
  • Aprimorar o seu marketing pessoal;
  • Elaborar actas, relatórios, convite e convocatórias da forma correta;
  • Organizar, planear, realizar e conduzir reuniões e cerimónias;
  • Identificar e distinguir eficazmente os diferentes tipos e as várias fases da organização de eventos;
  • Reconhecer a importância das técnicas para uma organização e gestão de eventos de sucesso;
  • Destinguir diferentes modelos de actas, convites e convocatórias;
  • Lidar positivamente com o stress, contribuindo, não só para o bem-estar e para a qualidade de vida em geral, como também para uma melhor realização profissional.
  • Reconhecer as exigências éticas e factores deontológicos associadas à sua actividade profissional;
  • Reconhecer as exigências éticas e deontológicas em relação aos seus colegas de trabalho, à própria organização e ao público externo.

CONTEÚDOS PROGRAMATICOS

Módulo 1:- Administração

  • Definições e Tipos de Administração;
  • Organização do Trabalho/Estruturas Organizacionais;
  • Regime Geral de Carreiras (Legislação Aplicável);
  • Relação Jurídica de trabalho (Legislação Aplicável);
  • Estudo Comparado;
  • Soluções Jurídico-Laborais – Sector Empresarial (LGT);
  • Burocracia;
  • Funções Administrativas
  • Princípios Gerais de Acção em que se Baseiam as Regras da Administração.

Módulo 2:- Organização de Reuniões e Eventos Similares

  • Dirigir e Preparar Reuniões;
  • Abertura da Sessão de Reunião;
  • Regras a Observar Durante a Reunião;
  • Como Concluir Reuniões;
  • Definição e Normas para Elaboração de Actas (Modelos);
  • Convite e Convocatória (Modelos).

Módulo 3:- Gestão do Tempo e de Stress

  • Definição de Prioridades;
  • Principais Leis e Princípios da Gestão do Tempo;
  • Formas de Ganhar Tempo;
  • O Stress;
  • Fontes de Stress;
  • Sintomas de Stress.

Módulo 4:- Internet na Administração

  • Mudanças Substanciais na Orgânica do Trabalho;
  • O Correio Electrónico;
  • Responsabilidades dos Utilizadores.

Módulo 5:- Ética e Deontologia Profissional nos Serviços Públicos

  • Ética e Moral Profissionais;
  • Princípios Basilares da Ética Profissional;
  • Âmbito, Conteúdo e Aplicação da Pauta Deontológica dos Serviços Públicos;
  • Valores Essenciais na Administração.
 

Carga Horária
30 Horas

Carga Horária
20 horas

Descrição
Este curso visa doptar os participantes de conhecimentos e competências necessárias a um atendimento de excelência, suas diferentes formas e técnicas, e, principalmente, o que é preciso fazer para que uma pessoa se sinta bem atendida. 

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Aplicar técnicas de atendimento pessoal e agir com eficácia, adoptando comportamentos adequados a um atendimento de excelência;
  • Descrever as etapas do processo de atendimento;
  • Enumerar as funções do perfil profissional;
  • Executar tarefas de call center e melhorar o nível de comunicação de forma excelente e proactivo;
  • Identificar os tipos de comunicação;
  • Distinguir os estilos comunicacionais;
  • Identificar Tipos de Clientes.
  • Reconhecer as competências fundamentais que um assistente deve Ter.

Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais ligados a área administrativa, secretariado, atendimento ao balcão / recepção e demais interessados em desenvolver competências na área.

Conteúdo Programático

1 – Atendimento ao Público

  • Introdução;
  • Princípios de Atendimento;
  • O Atendimento;
  • Tarefas Múltiplas;
  • Condições Ambientais para o Bom Atendimento;
  • Regras para um Atendimento Eficaz.

2 – Perfil e Funções do Profissional de Atendimento

  • Características/Qualidades para um Atendimento Profissional;
  • Competências Fundamentais que um Assistente Deve Ter.

3 – Etapas do Processo de Atendimento

  • Abordagem Inicial;
  • Prestação do Serviço;

4-Comunicação

  • Tipos de Comunicação;
  • Estilos Comunicacionais;
  • Erros a Evitar;
  • Elementos a Registar;
  • Tipos de Clientes;
  • Comunicação Corporal.

Carga Horária
30 horas

Descrição
Este curso visa doptar os participantes de conhecimentos necessários para dominar as técnicas de atendimento pessoal e agir com eficácia, adoptando comportamentos adequados a um atendimento de excelência;

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar os clientes;
  • Atender de forma correcta e com excelência todos os tipos de clientes;
  • Escolher e utilizar ferramentas eficientes e eficazes que garantam a maximização da qualidade no relacionamento e na comunicação com clientes, seja pessoal ou por telefone;
  • Desenvolver técnicas de negociação em diferentes situações;
  • Reconhecer a importância estratégica do seu papel na empresa e com os clientes.

Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais interessados em desenvolver actividade profissional na área.

Conteúdo Programático

1 – Normas e Objectivos do Atendimento nas Empresas

  • As Empresas, os Profissionais e os Clientes;
  • Os Aspectos Gerais do Atendimento;
  • Atendimento a Clientes – Pessoal e Telefónico.

2 – Relacionamento com o Cliente

  • A Qualidade no Atendimento;
  • Normas para se Lidar com o Cliente.

3-Cenários Típicos de Situações Problemáticas

  • Situações Problema no Atendimento ao Público;
  • O Atendimento ao Público de Natureza Interdisciplinar.

4 – Criação de Estatutos para os Serviços de Atendimento ao Público

  • Complexidade dos Serviços de Atendimento ao Público;
  • Diagnóstico dos Serviços de Atendimento para Melhoria da Qualidade;
  • Análise Empresarial do Trabalho (AET) com o Público;
  • Aplicação da AET nas Situações de Problemas.

5 – Como Treinar a Equipa de Vendas

  • Definir Objectivos e Formas de Actuação;
  • Técnicas para Lidar com Diferentes Situações;
  • Exercícios Práticos.

6 – Estruturar uma Negociação

  • Preparar uma Negociação;
  • Cuidar da Apresentação;
  • Regras da Argumentação Verbal;
  • Técnicas de Negociação.

Carga horária
40 horas distribuídas em 5 Módulos.

Descrição
A organização das tarefas administrativas e o apoio à gestão são processos cruciais no desenvolvimento e sucesso de todas as instituições; uma coordenação eficaz de comunicação entre os diferentes públicos, de modo a se atingir os objectivos globais da organização. Cabe ao profissional de atendimento, definir, implementar e gerir uma estrutura comunicativa eficaz e funcional, nomeadamente no âmbito da qualidade dos processos de gestão da informação, de comunicação e de imagem organizacional.

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir comunicação;
  • Identificar os diferentes estilos de comunicação;
  • Caracterizar as componentes psicológicas do processo de comunicação;
  • Reconhecer os elementos intervenientes no processo de comunicação;
  • Distinguir Atitudes Comunicacionais ineficazes de Comunicação;
  • Desenvolver capacidades para Escuta Activa;
  • Executar tarefas de call center e melhorar o nível de comunicação de forma excelente e pró-activo;
  • Identificar tensões do Relacionamento Humano dentro da empresa;
  • Exercer um atendimento ao cliente de excelente qualidade.
  • Identificar os tipos de clientes;
  • Escolher técnicas eficazes ao dar respostas aos utentes entender quando dizer não
  • Aprofundar as técnicas de fidelização de clientes;
  • Elaborar programas de fidelização de clientes;
  • Distinguir o comportamento do Consumidor em toda cadeia organizacional e gerir as pessoas, mediante a um planeamento estratégico.

Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais interessados em desenvolver actividade profissional na área.

Pré – requisitos
Possuir a formação de Excelência no Atendimento – Nível I ou equivalente.

Conteúdo Programático

 Módulo 1:-Comunicação

  • A Qualidade da Comunicação com os Clientes;
  • Compreender os Diferentes Estilos de Comunicação;
  • Atendimento Pro-Activo;
  • Escuta Activa;
  • Empatia;
  • Comunicação Assertiva;
  • Comunicação Institucional e Empresarial.

Módulo 2:- Clientes

  • Tipos de Clientes;
  • Minimizar a Frustração do Cliente;
  • Trabalhar a Resposta Negativa: Quando e Como Dizer Não.

Módulo 3:- Técnicas de Fidelização

  • Estabelecer uma Atitude Positiva no Tratamento das Reclamações;
  • Os Clientes e os Negócios;
  • Acompanhamento e Responsabilização pelas Encomendas;
  • Fidelização do Cliente dentro da Organização;
  • Programas de Fidelização.

Módulo 4:- Análise Estratégica do Negócio

  • Melhorar o Conhecimento do Negócio;
  • Analisar o Comportamento do Consumidor;
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional;
  • Planeamento Estratégico.

Módulo 5:-Marketing

  • Criatividade e Inovação;
  • Marketing de Serviços;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Gestão dos Canais de Marketing.

Carga horária
20 horas
, distribuídas em 6 Sessões

Descrição
Ao pensarmos em arquivos pensamos na produção, arrumação e conservação de documentos. Eles são transversais a qualquer área de negócio e a sua salvaguarda garante, protege as instituições e são fundamentais para o sucesso dos processos de negócio.

Este curso, visa facilitar o acesso e gestão da informação nas instituições, através da compreensão e aplicação de princípios gerais de gestão documental e arquivo. Aprender os princípios e estratégias fundamentais de gestão documental, aliada às novas tecnologias, adquirindo os conhecimentos necessários para ter um arquivo organizado e eficiente.

Objectivos
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Definir o que é arquivo;
  • Identificar as principais características dos documentos a tratar e a guardar;
  • Descrever o ciclo de vida dos documentos;
  • Identificar unidades de arquivo;
  • Apresentar os passos para uma boa gestão da correspondência;
  • Resolver as questões físicas que interferem neste domínio.

Destinatários
Administrativos, gestores, profissionais da área de arquivo e mais pessoas interessadas.

Conteúdo Programático
Sessão 1:  Definição de “arquivo”

  • Conceito de Arquivo e evolução do conceito;
  • As mais-valias de um arquivo organizado.

Sessão 2:  Características dos “documentos de arquivo”

  • Principais características;
  • Seus objectivos;
  • Fundamentação.

Sessão 3:  O Ciclo de Vida dos Documentos

  • Activo;
  • Semi-activo;

Sessão 4:  O Controlo da Correspondência no Organismo

  • Gestão e controlo das entradas;
  • Tratamento e controlo das saídas.

Sessão 5:  Classificação

  • Sistemas de tratamento da informação;
  • A importância da gestão da informação no seio das organizações;
  • Classificação dos documentos;
  • A indexação documental;
  • Caracterização e análise das funcionalidades.

Sessão 6:  Questões físicas ligadas aos Arquivos

  • Organização e conservação de arquivos;
  • Questões relacionadas com o arquivo físico e com o arquivo electrónico.

Carga Horária
25 Horas

Carga Horária
120 Horas

Carga Horária
50 Horas

Carga Horária
24 horas

Descrição
Este curso visa proporcionar aos participantes conhecimentos e práticas das principais ferramentas do programa facilitando a elaboração de apresentações profissionais com grande impacto visual.

Objectivos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar as potencialidades do PowerPoint no desenvolvimento de apresentações;
  • Utilizar correctamente as ferramentas disponibilizadas pela aplicação;
  • Integrar documentos e informação de outras aplicações em diapositivos da apresentação;
  • Utilizar características avançadas de criação de efeitos em diapositivos e navegação na apresentação.
  • Criar apresentações multimédia interactivas.

Destinatários
Este curso destina-se a todos interessados em adquirir e aprofundar as suas habilidades na ferramenta PowerPoint.

Conteúdo Programático

1.Noções gerais sobre a criação de uma apresentação

  1. Introdução ao Power point
  • Iniciar o PowerPoint;
  • Descrição do ecrã de abertura;
  • O Ambiente o PowerPoint Gravar, criar, abrir e fechar uma apresentação.

3.Criação da apresentação

  • Inserir e eliminar slides;
  • Escolha ou alteração do Template;
  • Escolha de um fundo (Background);
  • Alterar o Slide Layout do slide;
  • Inserção e formatação do texto;
  • Inserção e formatação de objectos de desenho;
  • Operações de transformação dos objectos;
  • Mover, Copiar e Apagar;
  • Tamanho;
  • Rodar e Inverter;
  • Duplicar;
  • Ordem;
  • Intercalar formas;
  • Agrupar/Desagrupar e Reagrupar;
  • Inserção de objectos OLE;
  • Imagens, WordArt, Sons e Vídeos, Gráficos, Tabelas, Organigramas;
  • Agrupar e Desagrupar Imagens.

4.Definir o aspecto geral da apresentação

  • Inserção e alteração de modelos;
  • O Modelo Global de Diapositivo: Cabeçalhos, Rodapés e Notas.

5.Organizar a apresentação

  • Vistas de organização de diapositivos;
  • Mover, copiar, duplicar e eliminar diapositivos.

6.Notas do orador

  • Vista das páginas de notas;
  • Criar e editar;
  • Exportar para o Word.

7.Impressão da apresentação

  • Tamanho do Diapositivo;
  • Impressão de notas e folhetos.

8.Trabalhar a apresentação

  • Definir efeitos de transição temporização entre Slides;
  • Ensaiar Temporizações;
  • Definir efeitos de animação dos objectos;
  • Narração da apresentação.

9.Visualização da apresentação

  • Personalizar apresentações;
  • Configurar a apresentação;
  • “Correr” a apresentação;
  • Ferramentas disponíveis em run-time.

10.Apresentações interactivas

  • Inserção de botões de navegação;
  • Conversão da apresentação para Web Page;
  • Visualização da apresentação num Browser;
  • Tornar a apresentação portátil.

Carga Horária
56 Horas

Carga Horária
48 Horas

Carga Horária
60 horas

Descrição
Este curso visa doptar os utilizadores de computadores interessados em saber utilizar ferramentas informáticas na óptica do utilizador, nomeadamente Explorador do Windows, Microsoft Word e Microsoft Excel.

Objectivos
No final do curso, os formandos serão capazes de:

  • Descriminar detalhadamente todo o ecrã inicial;
  • Trabalhar eficazmente com as ferramentas do office;
  • Configurar o sistema operativo consoante critérios pessoais
  • Gerir pastas e ficheiros correctamente.

Destinatários
Este curso destina-se a todos interessados em explorar as funcionalidades informáticas do Office na ótica do Utilizador.

Conteúdo Programático

  • Windows;
  • Introdução ao Pacote Office;
  • Microsoft Word;
  • Microsoft Excel;
  • Microsoft Power point;
  • Microsoft Access;
  • Microsoft Publisher.
 
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