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Formação
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Carga horária
20 horas, distribuída em 6 Sessões.

Descrição
O curso de Governança Corporativa, faz parte da tendência mundial que consiste em repensar e desenvolver mecanismos de controlo interno nas organizações/Instituições, aumentando a transparência dos procedimentos e diminuindo os riscos de práticas indesejadas, visando optimizar o compliance para orientar as organizações, seus colaboradores e parceiros a seguir um comportamento baseado em regras e padrões éticos.

Objectivos
No final deste curso, os participantes, deverão ser capazes de:

  • Definir e identificar os Conceitos da Governança Corporativa;
  • Reconhecer a sua importância e alinhar Responsabilidades, Direitos e Deveres;
  • Analisar as dinâmicas dos órgãos sociais, no seu funcionamento e organização, na sua comunicação com exterior e na gestão de conflitos; 
  • Definir Ética e Responsabilidade Social;
  • Distinguir e definir os diferentes Mecanismos de Monitorização e Modelos eficazes da Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Risco e Controlo Interno.

Destinatários 

  • Profissionais, graduados ou não, que buscam aprimorar os seus conhecimentos sobre o modo como as organizações são dirigidas e controladas. 

Conteúdo Programático 
Sessão1:
Noções e Conceitos Gerais;
Sessão 2: A importância da Governança corporativa;
Sessão 3: Governança Corporativa – Liderança e Gestão de Topo – (Accionistas, Investidores e Stakeholders no Governo das Sociedades);
Sessão 4: Contexto Legal;
Sessão 5: Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Risco e Controlo Interno;
Sessão 6: A realidade angolana.
Exercícios

Carga horária
20 horas, distribuídas em 5 Sessões

Descrição
curso de Fundamentos do Compliance faz parte da tendência mundial que consiste em repensar e desenvolver mecanismos de controlo interno nas organizações/Instituições, aumentando a transparência dos procedimentos e diminuindo os riscos de práticas indesejadas, visando optimizar a governança corporativa, o compliance é um mecanismo para orientar as organizações, seus colaboradores e parceiros a seguir um comportamento baseado em regras e padrões éticos.

Objectivos
No final do curso, os formando deverão ser capazes de:

  • Definir compliance;
  • Adquirir uma ampla visão da política, da cultura e dos pilares do compliance;
  • Conhecer as funções do Compliance dentro das Organizações;
  • Conhecer a respeito das normas de ISO Antissuborno – 37001:2017;
  • Analisar o papel da auditoria e controlo interno.

Destinatários 

  • Esta Formação destina-se a todos profissionais interessados em desenvolver competências e conhecimentos na área de compliance, nomeadamente: Consultores, Auditores, Juristas, Bancários, Contabilistas, Agentes públicos e outros. 

Conteúdo Programático 
Sessão1:
Noções Gerais 
Sessão 2: Visão Geral dos Organismos que regulam a actividade de Compliance
Sessão 3: Compliance e a sua estrutura dentro da Organização
Sessão 4: Compliance enquanto Sistema (Avaliar riscos relacionados aos temas da ISO 19600:2014 e ao contexto da organização);
Sessão 5: Compliance na Prevenção de Delitos dentro da Organização.
Exercícios

Carga horária
50 horas

Descrição
Este curso, visa proporcionar uma formação especializada nas matérias relacionadas com compliance. A estruturação de um departamento de compliance, na implantação de práticas de controlo e gestão de riscos, na elaboração de um modelo de Código Ético de Conduta, na aquisição de métodos internos de investigação e denúncia de irregularidades na empresa e adopção de medidas preventivas. Na definição e enquadramento legal dos ilícitos penais de corrupção e branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo e nas consequências para a empresa, para os membros da administração e da fiscalização destas práticas ilícitas.

Objectivos
No final deste curso, os participantes, deverão ser capazes de:

  • Definir conceitos e objectivos;
  • Utilizar eficazmente o Código de Ética e Conduta, Políticas e Procedimentos;
  • Explicar e aplicar as Normas ISO 37301e ISO 37001 em contexto real;
  • Analisar a tramitação do processo de investigação interna, desde a gestão das denúncia, à validação dos elementos denunciados e ao necessário processo disciplinar, sabendo dirimir os conflitos resultantes das denúncias e distinguir as diferentes formas de responsabilidade dos envolvidos. 

Destinatários 
Este curso destina-se a todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades em processos de compliance.

Conteúdo Programático 
Sessão1:
Origem e Funções;
Sessão 2: Estrutura do Compliance dentro da organização;
Sessão 3: Contexto Legal Nacional;
Sessão 4: Normas e Padrões Internacionais (ISO 37301e ISO 37001);
Sessão 5: Regulação Interna e informação documentada;
Sessão 6: Compliance, Gestão de Risco e Controlo Interno;
Sessão 7: Órgãos Reguladores – Visão geral;
Sessão 8: Prevenção de Fraudes, Branqueamento de Capitais e Corrupção.
Exercícios

Carga horária
40 horas, distribuídas em 6 Sessões

Descrição
O curso de Financial Compliance Officer, é essencial para profissionais que buscam conhecimento e técnica em compliance para actuar de maneira consistente no mercado financeiro. Este curso, visa ensinar como implementar e aperfeiçoar um programa de compliance com foco em instituições financeiras, por meio de uma abordagem prática e com profissionais actuantes no mercado. 

Objectivos
No final deste curso, os participantes, deverão ser capazes de:

  • Definir Compliance;
  • Reconhecer a estrutura do Compliance nas Instituições Financeiras;
  • Reconhecer e explicar, quais são as razões de criação de um Gabinete de Compliance numa instituição financeira;
  • Indicar quem aprova, quem cria e quem supervisiona, o Compliance e porque razões;
  • Abordar eficazmente temas sobre os riscos e medidas de prevenção;
  • Explicar e estabelecer a relação entre o Compliance e a Auditoria Interna;
  • Estabelecer Relação com Instituições e órgãos reguladores;

Destinatários
Este curso destina-se a todos os Técnicos e quadros médios ou superiores envolvidos e com responsabilidades em processos de compliance em instituições financeiras bancarias e não bancarias. 

Conteúdo Programático 
Sessão1:
Conceitos Gerais – Objectivos e importância;
Sessão 2: Compliance na Organização – Principais elementos para a sua implementação;
Sessão 3: Contexto Legal – Angola;
Sessão 4: Contexto Legal Internacional – (Relação ISO 37001:2017, ISO 37301:2020, ISO 9001:2015 e ISO 31000:2018);
Sessão 5: Organismos Internacionais;
Sessão 6: Prevenção de Branqueamento de capitais (AML);
Exercícios.

Carga horária
30 horas distribuídas em 7 Sessões

Descrição
Para quem quer se destacar no mercado de trabalho, este curso é direccionado para profissionais que queiram compreender ou implementar o Due Diligence. Trata-se de um processo de investigação e análise de informações de uma determinada organização. Seu principal objectivo é averiguar a situação de uma organização em operações societárias, como aquisição, fusão, incorporação ou parcerias, de forma a mapear, monitorar e antecipar potenciais riscos.

Objectivos
No final deste Curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir o Due Diligence;
  • Identificar as diferentes formas de Due Diligence; 
  • Explicar o Due Diligence: Compliance e Anti – Corrupção;
  • Analisar e construir uma matriz de Due Diligence eficaz;
  • Compreender e fazer a devida análise de risco de terceiros para Compliance.

Destinatários 

  • Este curso destina-se a todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades em processos de compliance.

Conteúdo Programático 
Sessão1:
Conceitos Gerais;
Sessão 2: Compliance e Due Diligence;
Sessão 3: Due Diligence na Prevenção à Corrupção – (ISO 37001:2017);
Sessão 4: Contexto Legal Nacional e Internacional;
Sessão 5: Medidas de Due Diligence;
Sessão 6: Aplicação das medidas;
Sessão 7: Acompanhamento e Controlo.
Exercícios.

Carga horária
20 horas.

Descrição
Este curso, visa doptar os participantes de competências necessárias para desenvolverem procedimentos de Controlo Interno

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Montar um sistema de controlo interno;
  • Identificar os princípios da  Governança Corporativa;
  • Conceber e implementar um sistema de controlo de gestão
  • Utilizar os métodos e técnicas de controlo de risco;
  • Criar um sistema eficaz de Control Self Assessement;
  • Efectuar o diagnóstico de um sistema de controlo de gestão;
  • Agir em conformidade e integridade em situação real.

Destinatários
Este curso destina-se à Gestores, Quadros e Técnicos, com funções ao nível da gestão do risco e conformidade.

Conteúdo Programático

Controlo Interno

  • Conceitos e requisitos do sistema de Controlo Interno;
  • Definir e estabelecer objectivos concretos e atingíveis;
  • Gestão do risco;
  • Determinar a cobertura da Auditoria Interna nas áreas de maior risco  Periodicidade;
  • Normas e ferramentas;
  • Valores éticos;
  • Control self-assessement;
  • Modelos de Governança Corporativa e os programas de Compliance;
  • A escolha da informação optimizada
  • As acções de rotina e implementação de Medidas Preventivas e Correctivas.

Estudo de caso prático.

Carga horária
30 horas.

Descrição
As organizações, devem assegurar que todos os profissionais da empresa estão em conformidade com as obrigações, políticas, processos e procedimentos de compliance. Este curso, visa doptar   profissionais de diversas áreas de conhecimentos e competências em sistemas de gestão da conformidade.

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as normas de conformidade nas organizações que garantam melhorias no processo de tomada de decisão na gestão;
  • Definir o Perfil do Compliance Officer;
  • Implementar Políticas de Conformidade e CMS na organização;
  • Reconhecer a importância da Norma ISO 37301:2020, para a protecção da imagem e reputação da organização  e credibilidade perante o mercado;
  • Definir objectivos de compliance na organização.

Destinatários
Este curso, destina-se a todos responsáveis que exercem cargos de liderança, quadros e técnicos em instituições públicas e privadas.

Conteúdo Programático

  • Sistemas de Gestão de Conformidade (CMS);
  • Perfil e Função do Compliance Officer;
  • Política de Conformidade e CMS;
  • Normas genéricas e específicas;
  • Norma ISO 37301 no CMS;
  • Norma ISO 37001:2016 sobre ABMS (Anti-suborno);
  • Norma ISO 9001:2015.

Carga horária
24 horas
, distribuídas em 7 Sessões

Descrição
As actividades de auditoria interna são extremamente vastas, abarcando toda a organização, em todos os aspetos das suas operações e a todos os níveis da sua estrutura orgânica. É uma função essencial, pois exige dos responsáveis das organizações um conhecimento cada vez maior do desempenho das suas actividades.

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controlos internos, bem como contribuir para o seu aperfeiçoamento;
  • Verificar o cumprimento das normas internas se estão sendo seguidas;
  • Verificar a necessidade de melhoramento das normas internas vigentes;
  • Avaliar a necessidade de novas normas internas
  • Identificar os respectivos objectivos;
  • Clarificar os papéis dos diversos intervenientes;
  • Identificar, avaliar e prevenir os riscos da actividade.

Destinatários
Este curso destina-se a Gestores, Quadros e Técnicos, com funções ao nível da gestão do risco e conformidade.

Pré-Requisito
Possuir domínio nas áreas de Gestão, Contabilidade, Fiscalidade e Compliance Nível básico.

Conteúdo Programático

 Sessão 1: Auditoria Interna

  • Enquadramento e Conceitos;
  • Missão e Objectivos;
  • Tipologias de Auditorias Internas;
  • Características de Auditorias Internas;                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
  • Princípios de Governança Corporativa na Auditoria Interna;
  • Princípios e Procedimentos de Auditoria Interna;
  • Planeamento das acções de Auditoria Interna;
  • Auditoria Interna e o Compliance;
  • Programação anual e controlo de execução das acções da Auditoria Interna;
  • Avaliação de Performance da Auditoria Interna.

Sessão 2: Controlo Interno

  • Conceito de Controlo Interno;
  • Internal Control Framework;
  • Enterprise Risk Management;
  • Objectivos do Controlo Interno;
  • Componentes do Controlo Interno;
  • Ambiente de Controlo;
  • Avaliação do Risco;
  • Actividades de Controlo;
  • Informação e Comunicação;
  • Limitações do Controlo Interno;
  • Trabalho prático.

Sessão 3: Auditor dentro da Organização

  • Relacionamento com outras funções de Risco e Controlo;
  • EnterpriseRisk Management;
  • Processo de gestão do risco;
  • Identificação;
  • Avaliação;
  • Mitigação;
  • Reporte;
  • Monitorização;
  • Tendências da avaliação do risco;
  • Como elaborar uma avaliação de risco efectiva?
  • Exercício.

Sessão 4: Auditoria Interna: O processo

  • Comunicação e Reporte Efectivos;
  • Preparação e entrega de relatórios baseados no risco;
  • Plano de comunicação efectiva – interna e externa;
  • Objectivos e tipos de comunicação/reporte de auditoria;
  • Guidelines para a emissão de relatórios tempestivos;
  • Follow-up.

Sessão 5: Tipos de fraudes dentro da Organização

  • Prevenção e Detecção da Fraude;
  • Identificação do papel da auditoria interna;
  • Áreas potenciais de ocorrência de fraude;
  • Standards do IIA relativos à detecção e investigação da fraude;

Técnica para prevenir/detectar a fraude.

Carga horária
30 horas
, distribuídas em 6 Sessões

Descrição
O Responsável da área de gestão de riscos financeiros acompanha, estuda e analisa o mercado, buscando compreender quais são as melhores formas de lidar com cada tipo de investimento. Assim, aquisição de competências e ferramentas sobre o tema, é imprescindível para o desempenho eficaz da função.

Objectivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Distinguir Instituições Financeiras Bancárias e Não Bancárias;
  • Identificar, quantificar e gerir os riscos no âmbito dos sistemas de gestão de qualidade das empresas;
  • Conhecer as principais diferenças entre Basileia II e Basileia II;
  • Actuar nos termos da norma Basileia II e Basileia III.

 Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que queiram desenvolver competências nesta área.

Conteúdo programático

 Sessão 1: Introdução as Instituições Financeiras Bancárias e Não Bancárias.

Sessão 2: Risco Financeiro

  • Definições e conceitos;
  • Tipos de Riscos Financeiros.

Sessão 3: Os Princípios da Gestão de Risco

  • A ISO 31000:2013;
  • Objectivos e estrutura da norma;
  • Integração da ISO 31000 com a ISO 9001:2015;
  • Interpretar os requisitos da ISO 31000;
  • Identificação dos riscos;
  • Análise e avaliação dos riscos;
  • Tratamento dos riscos;
  • Monitorização e análise crítica.

Sessão 4: Basileia I;

Sessão 5: Basileia II;

Sessão 6: Basileia III.

Exercício

Carga horária
30 horas
, distribuídas em 6 Sessões.

Objectivo Geral
Este curso, visa doptar participantes de conhecimentos, técnicas e procedimentos eficazes de Prevenção a Corrupção no âmbito geral, protegendo a sua companhia de condutas ilícitas.

Objectivos
No final do curso os formandos, deverão ser capazes de:

  • Conceituar a corrupção;
  • Identificar a Tipologia e Formas de Corrupção;
  • Identificar os principais factores de risco de corrupção nas organizações
  • Desenvolver políticas, códigos e directrizes de controlo e prevenção ao fenómeno;
  • Avaliar riscos relacionados aos temas da ISO 37001:2016 e ao contexto da organização
  • Ter uma visão geral da legislação internacional e nacional
  • Entender como devem ser os controlos, monitorizações, investigações, “duediligence”, ações correctivas, bem como treinos e comunicação interna/ externa.

Destinatário
Esta formação, destina-se a todos responsáveis que exercem cargos de chefia e liderança em instituições públicas e privadas, nomeadamente:

Gestores e Directores, Quadros de Recursos Humanos, Contabilistas, Advogados e outros.

Pré – requisitos
Ter conhecimentos básicos de Compliance.

Conteúdo  Programático
Sessão1:
Noções e Conceitos Gerais
Sessão 2: Tipos e Formas de Corrupção
Sessão 3: Combate à Corrupção – Principais Convenções
Sessão 4: Medidas de Prevenção à Corrupção (integração de uma política de prevenção da corrupção na gestão da organização)
Sessão 5: Sanções
Sessão 6: Padrões Internacionais à luz da ISO 37001:2016
Exercícios

Carga horária
20 horas, distribuídas em 3 Sessões

Descrição
Este curso, visa doptar os participantes de conhecimentos sobre a Norma ISO 37001:2017 no combate e prevenção a corrupção, branqueamento de capitais dentro das instituições e organizações.

Objectivos
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de:

  • Definir a Estrutura da Norma ISO;
  • Relacionar, ISO 37001:2017, ISO 37301:2020, ISO 31000:2018 e ISO 9001:2015 em contexto real;
  • Implementar um programa de Antissuborno dentro das instituições e organizações;
  • Reconhecer a sua importância no desempenho da organização.

Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que actuam directa ou indirectamente em instituições do Estado, empresas e público em geral.

Conteúdo Programático 
Sessão 1:
As Normas;
Sessão 2: Relação ISO 37001:2017, ISO 37301:2020, ISO 9001:2015 e ISO 31000:2018;
Sessão 3: Orientação para Implementação do sistema Antissuborno.
Exercícios.

Carga horária
20 horas,
distribuída em 3 Sessões.

Descrição
Toda a organização, deve se assegurar de que todos os profissionais da empresa estão em conformidade com as obrigações, políticas, processos e procedimentos de compliance.

Objectivos
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a importância da Norma ISO 37301:2020, para a protecção da imagem e reputação da organização  e credibilidade perante o mercado;
  • Demonstrar comprometimento e gerenciar riscos de compliance de forma eficiente;
  • Explicar a Relação ISO 37301:2020, ISO 37001:2017, ISO 31000:2018 e ISO 9001:2015;
  • Definir objectivos de compliance na organização.

Destinatários
Esta formação, destina-se a todos responsáveis que exercem cargos de liderança, quadros e técnicos em instituições públicas e privadas.

Conteúdo Programático

  • Sessão 1: O que é o Compliance?
  • Sessão 2: Relação das Normas ISO 37301:2020, ISO 37001:2017 ISO 19600 e ISO 31000:2018
  • Sessão 3: Orientações para Implementação do sistema de Compliance
  • Exercícios

Carga horária
20 horas
, distribuídas em 3 Sessões

Descrição
O Compliance tem crescido no mundo inteiro como uma estratégia que visa, renovar e promover os Valores de Conduta e Ética bem como, leis e regulamentos em que as empresas públicas e privados devem seguir no exercício das suas actividades.

Objectivos
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Definir o Compliance e a sua importância nas organizações;
  • Conhecer os processos e procedimentos de compliance;
  • Explicar a relação das Normas ISO 31000:2018, 9001:2015 e ISO 37301:2020;
  • Identificar, avaliar e mitigar riscos eficazmente nas organizações;
  • Diagnosticar e gerir os riscos de mercado e os relacionados ao negócio da empresa;
  • Oferecer recursos para que os colaboradores possam cumprir as leis, as Normas de conduta ética da empresa.

Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que queiram desenvolver competências nesta área.

Conteúdo Programático
Sessão 1:
O Compliance – Objectivos, Processos e Procedimentos;
Sessão 2: Relação das Normas ISO 31000:2018, 9001:2015 e ISO 37301:2020;
Sessão 3: Identificação, Avaliação e Mitigação do Risco.

Exercícios

Carga horária
30 horas
, distribuídas em 6 Sessões.

Descrição
Este curso, visa doptar participantes de conhecimentos, técnicas e procedimentos eficazes de Prevenção a Corrupção no âmbito geral, protegendo a sua companhia de condutas ilícitas.

Objectivos
No final do curso os formandos, deverão ser capazes de:

  • Conceituar a corrupção;
  • Identificar a Tipologia e Formas de Corrupção;
  • Identificar os principais factores de risco de corrupção nas organizações
  • Desenvolver políticas, códigos e directrizes de controlo e prevenção ao fenómeno;
  • Avaliar riscos relacionados aos temas da ISO 37001:2016 e ao contexto da organização
  • Ter uma visão geral da legislação internacional e nacional
  • Entender como devem ser os controlos, monitorizações, investigações, “duediligence”, ações correctivas, bem como treinos e comunicação interna/ externa.

Destinatário
Esta formação, destina-se a todos responsáveis que exercem cargos de chefia e liderança em instituições públicas e privadas, nomeadamente:

Gestores e Directores, Quadros de Recursos Humanos, Contabilistas, Advogados e outros.

Pré – requisitos
Ter conhecimentos básicos de Compliance.

Conteúdo  Programático

Sessão1: Noções e Conceitos Gerais
Sessão 2: Tipos e Formas de Corrupção
Sessão 3: Combate à Corrupção – Principais Convenções
Sessão 4: Medidas de Prevenção à Corrupção (integração de uma política de prevenção da corrupção na gestão da organização)
Sessão 5: Sanções
Sessão 6: Padrões Internacionais à luz da ISO 37001:2016

Exercícios

Carga horária
40 horas
distribuídas em 03 sessões

Descrição
Este curso, visa doptar os participantes de ferramentas que permitam desenvolver conhecimentos sobre o quadro regulamentar relactivo ao encarregado de protecção de dados, respectivas qualificações, competências e funções, no âmbito do Regulamento Geral sobre a protecção de dados, bem como a respectiva responsabilidade.

Objectivos
No final do curso, os formandos deverão capazes de:

  • Identificar o quadro regulamentar relativo ao encarregado de protecção;
  • Identificar os requisitos decorrentes do Regulamento relativamente às qualificações do DPO;
  • Identificar as competências e funções do DPO;
  • Identificar o nível de responsabilidade do DPO;
  • Solucionar de forma adequado os casos de vazamento de dados em contexto Real;
  • Explicar correctamente a questão da responsabilidade Jurídica Empresarial em situação real;
  • Executar correctamente plano de resposta à incidentes no contexto real.

Destinatários
Este curso, destina-se a todos os profissionais interessados em adquirir conhecimentos e competências nesta área.

Conteúdo Programático

Sessão1: – Quadro Normativo relativo ao (DPO)

  • O regime jurídico do DPO no Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados (RGPD);
  • Norma ISO 27701;
  • Âmbito objectivo e subjectivo.

Sessão 2: – Conceitos e princípios relativos ao tratamento de Dados Pessoais

  • Conceitos;
  • Princípios jurídicos;
  • Introdução e fundamentos conceptuais de privacidade e dados pessoais;
  • A protecção de dados nas organizações;
  • Excepções previstas ao regime de protecção de dados;
  • Legitimidade e limitações de propósito;
  • Requisitos para o tratamento de dados pessoais;
  • Responsabilidades e funções no tratamento de dados;
  • Dados sensíveis e respectivas particularidades de tratamento;
  • Privacy by Design e Privacy by Default;
  • Privacy Impact Assessment (PIA) e auditorias de privacidade;
  • Violação de dados e procedimentos relacionados;
  • Portabilidades e outros direitos;
  • Transferência de dados pessoais para outros países;
  • A privacidade nos contractos;
  • Estrutura e funções das entidades reguladoras.

Sessão 3: – Qualificações do DPO

Carga horária
50 horas
distribuídas em 03 Módulos.

Descrição
A utilização segura da Internet, a proteção de dados e a perceção dos riscos cibernéticos são temáticas atuais e de interesse global. A segurança cibernética é uma preocupação e necessidade da sociedade atual, e todos temos a responsabilidade de contribuir positivamente para esse fim.  

A ciber segurança engloba as metodologias e recursos tecnológicos que visam a proteção de pessoas, dados, software, dispositivos, redes informáticas e os comportamentos de risco dos internautas. Neste contexto e no cenário de possíveis ameaças cibernéticas, torna-se imprescindível investir na: educação, sensibilização e prevenção; protecção do ciberespaço e combate ao cibercrime.

Objectivos
No final deste curso, os participantes, deverão ser capazes de:

  • Detectar e avaliar os ciber ataques típicos a que as organizações estão sujeitas e planear actuações concretas que permitam eliminar ou minimizar as consequências desses ataques;
  • Utilizar técnicas de criptografia para prevenção de ameaças de Ciber – Segurança;
  • Elaborar uma Política de Segurança da Informação para uma empresa ou instituição;
  • Reconhecer o perfil e a motivação dos ataques cibernéticos.

Destinatários
Destina-se a todos os profissionais interessados em adquirir conhecimentos e competências nesta area.

Conteúdo Programático

Módulo 1: – Ciber Segurança

  • Definições de Ciber segurança;
  • Segurança da Informação;
  • Legalidade das acções;
  • Direitos e deveres;
  • Ameaças cibernéticas;
  • Ciber-espionagem;
  • Armas cibernéticas;
  • Internet banking Mobile malware;
  • Criptografia;
  • Mercado negro da internet.

Módulo 2: -Ataques à Redes e Sistemas

  • Roteadores, firewall e rede interna;
  • Spam e phishing;
  • Switching e routing;
  • Social Engineering
  • Malwares;
  • Classes populares de malware -Bankers (PCS, dispositivos móveis, pontos de venda, ATM -Mobile -Exploits – Ransoms -Spies).

Módulo 3: – ISO 27001:2013

  • Enquadramento legal e normativo;
  • Técnicas modernas de distribuição de ameaças;
  • Ameaças avançadas persistentes (APT) e ameaças industriais;
  • Segurança contra ameaças cibernéticas no posto de trabalho;
  • Prevenção e mitigação de Risco.

Carga Horária
40 horas
, distribuídas em 3 Módulos

Descrição
A Norma ISO especifica requisitos que visam sobretudo garantir a confiabilidade dos produtos e serviços proporcionados por uma organização e, consequentemente, aumentar a satisfação do cliente.

Objectivos
No final do Curso, os participantes, deverão capazes de:

  • Conhecer os conceitos fundamentais sobre qualidade e sua evolução histórica.
  • Dotar os participantes de conhecimentos e competências necessários para a gestão do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015.

Destinatários
Este curso, destina-se ao pessoal com responsabilidades relacionadas com a Gestão da Qualidade, bem como consultores e outros colaboradores que pretendam aprofundar adquirir conhecimentos nesta área.

Conteúdo Programático

 Módulo 1:– Introdução a Qualidade

  • Conceitos e objectivos.

Módulo 2:– Sistemas de Gestão de Qualidade

  • Conceito e definições;
  • A série de normas ISO (Organização Internacional de Normalização);
  • Porquê a implementação da norma ISO 9001:2015;
  • Etapas de implementação do sistema de gestão de qualidade;
  • A optimização dos processos;
  • O ciclo de melhoria contínua (PDCA).

 Módulo 3:– A Norma ISO 9001:2015

  • Introdução;
  • Princípios de gestão de qualidade – a base para a ISO 9001:2015;
  • Objectivo e âmbito da implementação;
  • Estudo dos requisitos normativos;
  • Contexto da Organização;
  • Liderança;
  • Planeamento;
  • Suporte;
  • Operacionalização;
  • Avaliação do Desempenho e Melhoria.
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