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Acessível
Formação
Carga Horária
60 horas
Descrição
Hoje em dia, a gestão de projectos envolve uma procura crescente de qualidade, entregas pontuais e observação rigorosa do orçamento. O presente curso foi concebido para doptar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam gerir eficazmente projectos.
Objectivos
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Definir o conceito de Gestão de Projecto;
- Reconhecer importância do papel do Líder em Gestão de Projectos no processo de tomada de decisões;
- Identificar e analisar as diferentes áreas do conhecimento na Gestão de um Projecto, desde o seu âmbito até ao risco que o mesmo comporta;
- Identificar as ferramentas necessárias para aplicar durante o ciclo de um Projecto;
- Definir e analisar os erros mais frequentes na Gestão de Projectos;
- Aplicar correctamente os instrumentos de apoio à aplicação e gestão de projectos;
- Aplicar técnicas de planeamento e gestão eficaz de projectos
- Viabilizar e gerir um projecto;
- Escolher e implementar os vários métodos de gestão e controlo de qualidade;
- Identificar pontos-chave da qualidade para o cliente e para o projecto;
- Determinar pontos de melhoramento nos processos;
- Utilizar as ferramentas informáticas existentes para melhorar a planificação, organização e controlo de projectos.
Destinatários
Este curso destina-se a Gestores, Responsáveis de Projectos, Quadros Superiores, Operacionais e a todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos nesta área.
Conteúdo Programático
Sessão 1 – Introdução à Gestão de Projectos
- Enquadramento, Definições Basilares e Conceitos Fundamentais;
- Áreas de Conhecimento;
- Características, Restrições e Funções dos Projectos;
- Factores Críticos de Sucesso;
- O Ciclo de Vida.
Sessão 2 – O Cliente e o Director de Projecto
- O Gestor de Projecto;
- A Liderança em Gestão de Projectos;
- Escolha da Equipa.
Sessão 3 – O Projecto e a Estrutura
- Estruturas Fundamentais de um Projecto;
- As Estruturas Funcionais e as suas Responsabilidades.
Sessão 4 – O Projecto de Investimento
- Definição de Projecto de Investimento;
- Tipos de Projecto;
- Classificação de Investimentos;
- Elaboração e Análise de Projectos de Investimento;
- Etapas de um Projecto de Investimento;
- Análise de Viabilidade;
- Custo-Eficácia;
- Estudo da Rentabilidade do Projecto.
Sessão 5 – Planeamento e Organização do Projecto
- Técnicas de Planeamento na Gestão de Projectos;
- Acompanhamento e Controlo num Projecto;
- Métricas (Gráficos de Gant e Diagrama de Rede);
- Caminho Crítico;
- Folgas;
- Estimar num Projecto
- Alocação e Nivelamento de Recursos.
Sessão 6 – Técnicas e Instrumentos de Controlo e Acompanhamento da Gestão de Projectos
- A Tomada de Decisão;
- Principais Formas de Controlo do Projecto;
- Orçamento e Estimativas;
- Curvas de Custo;
- Gestão Financeira do Projecto;
- Desvios de Projecto;
- Controlo da Qualidade.
Carga Horária
20 horas
Descrição
A complexidade da vida quotidiana e os níveis de competição e concorrência cada vez mais exigentes justificam uma aprendizagem cuidada sobre a análise de projectos de investimento, procurando obter um panorama mais abrangente do projeto – dos investimentos, gastos necessários e do retorno do investimento – possibilitando implementar a sua ideia com maior objectividade e confiança.
Este curso visa transmitir aos participantes um conjunto de instrumentos necessários à concepção, elaboração e análise económica e financeira de projectos de investimento.
Objectivos
No final deste curso os participantes estarão capacitados para:
- Efectuar a Análise de Viabilidade Económica do Projecto de Investimento, por diferentes ópticas;
- Compreender, relacionar e efectuar o diagnóstico económico-financeiro do Projecto de Investimento, e do seu impacto nas Demonstrações Financeiras Previsionais;
- Demonstrar aos sócios ou accionistas da empresa que o investimento será compensatório; decidir entre as melhores alternativas de investimento;
- Utilizar as ferramentas auxiliares e funções do Microsoft Excel na análise prática de um projecto de investimento.
Destinatários
Profissionais que trabalham na área operacional das empresas, quadros dirigentes, chefias intermédias, todos aqueles que procuram adquirir e/ou aperfeiçoar conhecimentos em análise de investimento.
Conteúdo Programático
Sessão1-Classificação de Projectos de Investimento
- O conceito investimento;
- Classificação dos investimentos;
- Natureza, Objectivo e Risco;
- Interesse Prático das Classificações;
- Fases dos projectos;
- Definição da duração e vida útil de um projecto de investimento.
Sessão 2 – Noção de Cash Flow
- Cash Flow;
- Amortizações e Reintegrações do Exercício;
- Provisões do Exercício;
- Encargos Financeiros;
- Valor Residual do Investimento;
- Período de Vida de um Projecto de Investimento.
Sessão 3 – Valor Temporal do Dinheiro
- Capitalização e Actualização;
- Juros;
- O Cash Flow ao Longo do Tempo;
- Fórmulas de Conversão para Capitalização Discreta;
- Taxa Nominal e Taxa Efectiva;
- Equivalências de Cash Flows;
- Inflação.
Sessão 4 – Avaliação de Rentabilidade
- Avaliação a Preços Correntes e a Preços Constantes;
- Métodos de Avaliação Financeira;
- Valor da Taxa de Actualização;
- Valor Actual Líquido;
- Valor da Anuidade;
- Taxa Interna de Rentabilidade;
- Período de Retorno ou Payback;
- Índice de Rentabilidade;
- Influência da Sazonalidade de Cash-flows na Rentabilidade.
Sessão 5 – Comparação de Projectos Alternativos
- Dependência entre Projectos;
- Projectos Mutuamente Exclusivos;
- Projectos com Períodos de Vida e Dimensões Diferentes;
- Projectos Considerando Restrições Financeiras;
- Projectos de Substituição.
Sessão 6 – Análises de Ponto de Equilíbrio e Custo Mínimo
- Ponto Crítico de Vendas;
- Ponto de Equilíbrio entre Alternativas;
- Análise de Custo Mínimo.
Carga Horaria
50 Horas
Descrição
A Gestão Empresarial ganha hoje em dia importância fundamental, atendendo às características voláteis dos mercados actuais.
Este curso com uma orientação prática, visa oferecer aos participantes as estruturas e ferramentas fundamentais para se tornar um profissional de topo na gestão de empresas.
Objectivos
No final do curso, os participantes estarão aptos a:
– Compreender os mecanismos gerais da gestão e estratégia;
– Interpretar os resultados do controlo de gestão, a fim de implementar acções correctivas necessárias e alcançar os objectivos definidos;
– Desenvolver competências para medir a rentabilidade e os custos da própria unidade ou serviço.
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais que exerçam funções de gestão de nível médio/superior e pretendem actualizar/aprofundar conhecimentos na área da gestão de empresas.
Conteúdo Programático
- Gestão de Empresas
- O Negócio e o Papel do Gestor;
- Estrutura Organizacional;
- Seis Instrumentos para a Tomada de Decisões;
- Identidade Organizacional: A Base da Cultura Corporativa.
- Problemática da Gestão de Empresas: Política da Empresa
- Gestão Estratégica;
- Objectivos – Management by Objectives (MBO);
- Análise Estratégica;
- Estratégias Possíveis – Etapas de Aplicação da Análise Estratégica;
- Planeamento e os Projectos de Investimento.
- Análise Económica – Financeira
- Processo Orçamental;
- Controlo Orçamental;
- Objectivo da Análise de Balanço;
- Análise do Equilíbrio Financeiro;
- Demonstração de Resultados (DRE).
- Contabilidade
- Funções da Contabilidade;
- Contabilidade Geral;
- Contabilidade Analítica para a Gestão.
- Análise das Formas de Financiamento
- Origens de Recursos;
- Aplicações de Recursos;
- Análise nas Origens e Aplicações;
- Terminologia Contabilística;
- Tipos de Financiamento;
- Determinar a Estrutura de Capitais Investidos.
- Estatística
- Definição;
- Planeamento e Programação de uma Observação Estatística;
- Amostra e População;
- Atributos e Variáveis;
- Método Estatístico;
- Recolha de Dados;
- Representação Gráfica;
- Medidas de Tendência Central.
Carga Horária 34 Horas
Carga Horária 20 Horas
Carga Horária 125 Horas
Carga Horária
20 Horas
Descrição
Nos nossos dias, é inegável a supremacia dos social media e das redes socias Facebook, Instragram, LinkedIn e outras, enquanto meios e formas privilegiadas de comunicação com os diferentes públicos. A definição de estratégias de marketing é um processo que permite às organizações concentrar os seus recursos nas oportunidades emergentes, com o intuito de aumentar as vendas e a vantagem competitiva face às demais empresas e as redes sociais, oferecem essa vantagem.
Objectivos
No final do curso os participantes, deverão ser capazes de:
- Desenvolver conhecimentos e habilidades que lhes permitirá a utilizar a internet em processos de vendas empresariais, com o foco de aumentar a competitividade da organização no mercado de trabalho;
- Utilizar a internet em processos de vendas com o foco de aumentar a competitividade da organização no mercado;
- Reconhecer a importância do Marketing Digital;
- Utilizar das redes sociais para atrair e fidelizar clientes;
- Criar um perfil apelativo que surja no topo das buscas dos midias socias;
- Desenvolver uma rede de contactos poderosa para ganhar alcance e visibilidade com base as estratégias;
- Efectuar prospeção de contactos chave (empresas e pessoas) usando a busca avançada e outras ferramentas;
- Selecionar os grupos de influência mais importantes para a sua actividade profissional;
- Criar um plano de marketing digital.
Destinatários
Este curso destina-se a todo público em geral.
Conteúdo Programatico
1.Blog/website Marketing
- Importâncias;
- Estratégia;
- Recomendações.
- Facebook Marketing
- Protecção;
- Divulgação;
- Estratégias;
- Ferramentas;
- LinkedIn Marketing
- Uso profissional, empresarial e pessoal;
- Estratégias.
- Google Marketing
- Extensões;
- Ferramentas gratuitas;
Carga Horária 20 Horas