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Custo
Acessível
Qualidade da
Formação
Cadeia de Abastecimento e Lógistica

Carga horária
24 horas

Descrição
Este curso visa doptar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam saber como implementar um sistema de gestão e localização de frotas, medir o desempenho da frota, controlar os custos da frota, conhecer a principal legislação, bem como o desenvolvimento de competências de gestão.

Objectivos
No final deste curso, os formandos serão capazes de:

  • Reconhecer a necessidade e a finalidade da gestão de frotas;
  • Definir métodos e técnicas para a tomada de decisão, planeamento e controlo;
  • Identificar as questões que pretende ver simplificadas;
  • Reconhecer a importância do controlo de custos no dia-a-dia do gestor;
  • Aplicar metodologias para a criação e implementação de um sistema de custeio e optimizar os resultados de uma frota.

Destinatários
Este Curso destina-se a responsáveis de frotas, responsáveis de logística, responsáveis de distribuição, directores de transportes e directores de operações e todos interessados em adquirir competências nesta área.

Conteúdo Programático

Sessão 1: – Procedimentos Administrativos

  • Registo de propriedade;
  • Livretes;
  • Declarações;
  • Seguros;
  • Imposto/Taxa de Circulação;
  • Gestão de Abastecimentos. 

Sessão 2:– Normas Técnicas de Exploração de Veículos

  • Veículos Automóveis e seus Reboques;
  • Estrutura de um Veículo Automóvel;
  • Motores dos Veículos Automóveis;
  • Pesos e Dimensões dos Veículos;
  • Autorizações Especiais de Trânsito;
  • Outras Características Técnicas;
  • Inspecções Periódicas obrigatórias;
  • Matrículas.

Sessão 3:– Manutenção de Veículos

  • Porque Existe a Manutenção?
  • Objectivos da Manutenção;
  • Tipos de Manutenção;
  • Registo Histórico da Manutenção;
  • Instalações Oficinais.

Sessão 4:– Custos Operacionais

  • Prevenção da produção;
  • Recolha, armazenamento e transporte;
  • Registos de produção e destino;
  • Boas práticas ao nível do produtor de resíduos;
  • Simbioses industriais;
  • Tratamento e destino final de resíduos industriais.

Carga horária
20 Horas
, distribuídas em 3 Módulos.

Descrição
A conjuntura actual tem exigido a formação de um profissional capaz de administrar, planejar, operar e fazer gestão de logística em especial de transporte multimodal.

Este curso visa propiciar aos participantes a aquisição de habilidades e competências para actuarem na área de planeamento logístico, compreender princípios de administração, estratégia, competitividade e lucratividade exigidos pelas as empresas contemporâneas.

Objectivos
No final do módulo os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir a Logística e a sua importância;
  • Identificar os objectivos da logística;
  • Descrever as actividades logísticas;
  • Aplicar as medidas de cada uma das etapas do processo de gestão e aprovisionamento;
  • Gerir as compras demonstrando um perfil que se adequa as melhores práticas de gestão e execução;
  • Estabelecer relacionamento adequado com fornecedores e modelos de avaliação sistemática;
  • Contratar produtos e serviços e avaliar os fornecedores que melhor garantem o atendimento das necessidades dos clientes.
  • Aplicar os métodos e técnicas de Gestão e organização de informação, como factor facilitador da decisão e do planeamento empresarial.

Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível de gestão de compras, Stock, Transporte, apoio administrativo e demais interessados.

Conteúdo Programático

Modulo 1: Logística

  • Conceitos e Objectivos
  • Actividades Logísticas
  • Aprovisionamento
  • Compras
  • Fornecedores
  • Aprovisionamento, Logística e Estratégia

Módulo 2: Gestão e Organização Logística

  • O Enquadramento dentro da Empresa
  • Conceitos Relacionados
  • Forças de Integração e Forças de Mudança
  • Planeamento e Controlo Estratégico
  • O Enquadramento na Função Logística

Módulo 3: Organização e Planeamento na Logística

  • Impacto da Logística no Desempenho da Organização;
  • Relação entre Logística e demais Áreas da Organização;
  • Dimensionar e Localizar a Operação Logística nas Empresas;
  • Optimizar o Nível de Serviço ao Cliente e Reduzir o Custo Total;
  • Integrar as Actividades Logísticas com Fornecedores e Clientes.

Carga Horária
40 Horas

Descrição
Uma das responsabilidades da área de compras, é analisar e tratar o fluxo de dados e informações de forma eficiente para se encomendar, receber e disponibilizar ao cliente (interno/externo) o produto certo, na quantidade certa, na condição certa, no tempo certo, com o preço certo. Para suprir de todos os produtos necessários para a produção, prestação de serviços ou comércio, bem como aos órgãos de apoio a essas actividades, as empresas/ instituições precisam ter uma equipa competente e responsável por esta razão a Criar Valores desenhou esta formação para todos os profissionais interessados nesta temática.

Objectivos
No final do Curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir os conceitos e os objectivos da logística;
  • Enunciar as actividades logísticas e de gestão de stocks;
  • Reconhecer o papel da logistica como instrumento de gestão integral para o desempenho da organização;
  • Reconhecer as etapas do processo de aprovisionamento;
  • Identificar, avaliação e classificar fornecedores;
  • Realizar compras;
  • Calcular os stocks;
  • Calcular e processar o custo das encomendas;
  • Avaliar o custo de aprovisionamento das existências em armazém;
  • Utilizar as técnicas do modelo JIT;
  • Negociar e fechar acordos favoráveis.

Destinatários
Profissionais da área da Logística, Supply Chain, Armazéns ou Gestão de Operações e demais interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Conteúdo Programático

Módulo 1: – a Logística e o seu Enquadramento

  • Introdução;
  • Actividades Logísticas;
  • Aprovisionamento;
  • Compras;
  • Fornecedores;
  • Aprovisionamento, Logística e Estratégia.

Módulo 2: Gestão de Stocks

  • Conceitos e Objectivos;
  • A Procura;
  • Conceito de Stock;
  • Modelos de Classificação ABC;
  • Modelo de Gestão de Stocks;
  • Avaliação de Fornecedores;
  • Quantidade Económica Encomendada ;
  • Cálculos de níveis de stocks e existências
  • Modelo Just-in-Time (JIT) ;
  • Valorização das Existências;

Módulo 3: – Armazenagem

Carga Horário
40 Horas,
distribuídas em 4 Módulos.

Descrição
Um processo eficiente de logística de distribuição permite que a empresa optimize seus recursos e garanta que as mercadorias cheguem aos clientes nos prazos correctos. É crucial que todos os colaboradores envolvidos na logística de transporte e distribuição estejam cientes dessa importância. Assim, poderão contribuir para o sucesso de cada entrega, actuando de forma organizada e coordenada.

Objectivos
No final deste Curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer o enquadramento a função da logística na actividade da empresa;
  • Reconhecer as diversas dimensões do valor acrescentado pela logística;
  • Reconhecer a importância da Logística de Distribuição;
  • Reconhecer o papel da logística como instrumento de gestão integral para o desempenho da organização.
  • Tratar da correspondência diária, informação e dados, e sua consequente expedição e distribuição por segmentos e “follow-up”;
  • Fazer recepção física de mercadorias;
  • Avaliar as condições ideais para a subcontratação, medir e controlar o desempenho logístico;
  • Dominar e utilizar os actuais sistemas de comunicação interna empresarial na área da Logística.

Destinatários
Este Curso destina-se a responsáveis de logística, responsáveis de distribuição, directores de transportes e directores de operações e demais interessados em adquirir competências nesta área.

Conteúdo Programático

Módulo 1– Dimensões Integradas na Actividade da Empresa;

Módulo 2: – Cadeia de Abastecimento, suas Interdependências e Valor;

Módulo 3: – Procedimentos Administrativos na Recepção de Mercadorias;

Módulo 4: – Condição Ideais para a Subcontratação e para Medir e Controlar o Desempenho.

Carga Horária
30 horas

Descrição
Um processo eficiente de Operações Alfandegárias e Aduaneiro, permite que a empresa optimize seus recursos e garanta que as mercadorias cheguem aos clientes nos prazos correctos. É crucial que todos os colaboradores envolvidos na logística de transporte, distribuição e compras, estejam cientes dessa importância. Assim, poderão contribuir para o sucesso de cada entrega, actuando de forma organizada e coordenada.

Objectivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer os trâmites e envolvimentos de todas as entidades intervenientes nos processos de circulação de pessoas e bens;
  • Interpretar e aplicar correctamente todos os trâmites e funções alfandegárias e aduaneiras;
  • Aplicar e calcular taxas e portes de importações e exportações;
  • Aplicar métodos de avaliação aduaneira e reconhecer a aplicação das pautas aduaneiras;
  • Avaliar correctamente todas as mercadorias, incluindo os casos duvidosos para efeito de cobrança de direitos aduaneiros;
  • Reconhecer e utilizar todas as terminologias (termos técnicos) e fases documentais existentes;
  • Dominar as fórmulas e cálculos das taxas e impostos obrigatórios.

Destinatários
Este Curso destina-se a responsáveis de logística, distribuição, directores de transportes e directores de operações e demais interessados em adquirir competências nesta área.

Conteúdo Programático

1-Regime Aduaneiro

  • Conceitos e Noções;
  • Alfândega;
  • Regime jurídico aplicável.

2-Circulação de Bens Comerciais (Trâmites Alfandegários)

  • Importação e Exportação – Regras de Inscrição no REI (Registo dos Exportadores e Importadores);
  • Princípios Gerais nas Importações e Exportações;
  • O Benefício da Isenção de Direitos Aduaneiros;
  • Mercadorias de Importação Proibida;
  • (IPE) Inspecção Pré-Embarque;
  • Como Solicitar a Inspecção;
  • Mercadorias Sujeitas a Inspecção Pré-embarque Obrigatória;
  • Trâmites e Regras Alfandegárias e Aduaneiras para a Importação;
  • Atestado de verificação de mercadoria (ADV ou CRF);
  • Regimes de Importação e Exportação de Mercadorias;
  • Títulos de Encontro.

3-Sistemas Alfandegários

  • Mercadorias e Classificação Pautal;
  • Pauta Aduaneira;
  • Submissão de Despacho nas Alfândegas;
  • Desalfandegamento Urgente;
  • Auditoria Pré ou Pós Desalfandegamento;
  • Transgressões e Crimes Fiscais;
  • Aplicação de multas;
  • Emolumentos do Contencioso Aduaneiro;
  • Combate à Contrafacção ou Pirataria.

4 – Documentação para o Processo de Desalfandegamento (Importações Definitivas)

  • Documentação e Certificados.

5-Outras Considerações Alfandegárias

  • Canal Verde;
  • Canal Vermelho;
  • Valores Monetários Permitidos Transportar;
  • Procedimentos no Transporte de Valores Superiores Autorizados pelo Banco Nacional de Angola.

6-Código Aduaneiro

  • Regras e Definição;
  • Constituição das Alfândegas em Angola;
  • O que se Entende por Passageiro e Viajante;
  • Valores e Taxas a Pagar por Passageiros e Viajantes;
  • Trâmites Alfandegários para Transporte de Animais Domésticos.

7-Pagamentos a Aplicar numa Importação

  • Direitos, Impostos e Taxas.

8- Termos Utilizados no Comércio Internacional, em Transitários e meios Alfandegários e Aduaneiros

9- Documentos Oficiais nas Importações e Exportações

  • Documentos Emitidos pelo Importador;
  • Documentos Fornecidos pelo Exportador;
  • Documentos Emitidos pelo Transportador;
  • Documentos Emitidos pela Alfândega.

 

Carga Horária
40 horas

Descrição
Este curso permitirá aos participantes conhecer a rotina de um departamento de compras, como essa área se relacciona com os demais departamentos e quais os modelos de compras podem ser adoptados pela empresa, bem como responder às novas exigências da função: pró-actividade, polivalência, flexibilidade e adaptação a mudanças imprevistas.

Objectivos
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer os conceitos e fundamentos do processo de gestão de compras que lhes permitirá avaliar a organização do departamento de compras;
  • Reconhecer a importância do departamento de compras;
  • Comparar os indicadores desempenho do departamento de compras para o seu melhoramento;
  • Desenvolver os procedimentos que conduzam o processo de contratação de produtos e serviços;
  • Comparar de forma contínua o desempenho dos fornecedores;
  • Descrever as regras de expedição;
  • Organizar a entrega e recepção de bens ou serviços no local.

Destinatários
Este curso destina-se a Gestores, Empresários, Diretores, Quadros Médios e Superiores de Empresas e atodos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos nesta área.

Conteúdo Programático

 1 – Conceitos e Objectivos

  • O Processo de Gestão de Compras;
  • Organização do Departamento de Compras;
  • Importância do Departamento de Compras no Contexto Empresarial;
  • Os Objectivos e as Principais Dificuldades do Departamento de Compras;
  • Os Indicadores dentro do Departamento de Compras;
  • Procurar as Fontes de

2 – Tipos de Compras 

  • Compras Electrónicas;
  • Noções Gerais sobre Importação (Global Sourcing);
  • Compras por Contratos;
  • E-procurement.
  • Propor Orçamento para aquisição de bens ou serviços Acompanhar a aprovação do
    orçamento;
  • Emitir Ordem de Compras para Fornecedor;
  • Acompanhamento da ordem de compra.

3 – A Qualificação de Fornecedores

  • Avaliação Contínua do Desempenho dos Fornecedores;
  • Avaliação de propostas e Selecção de fornecedores
  • Estruturação de Parcerias e Métodos de Negociação;
  • Recolha do material/encomenda no fornecedor e entrega no local de solicitação;
  • Recepção e conferir o material em termos de qualidade e quantidades solicitadas.
  • Fazer entrada do material recebido no armazém e no sistema de gestão;
  • Políticas de Gestão do armazém.
  • Estudo de Casos.

Carga horária
26 horas

Descrição
Com os stocks a representar uma fatia muito significativa do capital investido de uma empresa, a sua eficiente gestão é vital para a sustentabilidade das empresas, pois caso surja uma acumulação de stocks, a empresa pode ver comprometida a sua liquidez. A existência de stock é no entanto estratégica para as empresas de forma a garantir o serviço ao cliente, pelo que, o objectivo não é o de Zero Stock, mas sim manter o nível ideal (eficiente) de stock.

Objectivos
No final deste Curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir o conceito e os objectivos da logística
  • Compreender como se faz o cálculo de custos e avaliar o equilibro de nível dos stocks para um planeamento estratégico.
  • Utilizar ferramentas específicos da Gestão do stock;
  • Definir Nível de Serviço e correlacioná-lo com a qualidade do serviço logístico tendo sempre em conta o tempo do ciclo de pedididos;
  • Calcular o custo da lógistica;
  • Dominar as metodologias da distribuição física das existências em armazém para uma boa gestão.

Destinatários
Este Curso destina-se qualquer profissional da área da Logística, Supply Chain, Armazéns ou Gestão de Operações e demais interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Conteúdo Programático

Módulo 1– Introdução à Logística

Módulo 2: – Gestão e processamento do pedido da encomenda.

Módulo 3: – Gestão de Transporte

Módulo 4: – Gestão de Stock

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